Celular na Administração Escolar

18/11/2008 19:01

Encarar com naturalidade a rapidez da tecnologia no mundo atual nem sempre é uma tarefa fácil. Entretanto, é inegável que o uso dos instrumentos tecnológicos é de extrema importância para o cotidiano dos alunos e que hoje diversos profissionais e instituições já buscam atualizações e inovações tecnológicas como facilitadores. O computador, o cartão magnético e até mesmo os blogs são exemplos desses facilitadores. Apesar de ser ainda bastante polêmica e discutida entre pais, alunos, coordenação e direção, o uso do celular como material didático também pode se tornar um grande aliado à Educação.

Na intenção de transformar o celular de “vilão da educação” em material didático, recurso de ensino, sugerimos a implantação de sua utilização como recurso tecnológico de informação/informatização pelas próprias entidades de ensino, e partindo dessas, visando estimular o uso do referido instrumento, bem como a familiarização com o celular pelo corpo docente, diretoria e todos os demais níveis da instituição, aumentando, assim, a interatividade do triângulo pais, alunos e escola.

 

Desta forma, visamos ainda a desmistificação deste recurso tecnológico, até então somente visto como um ruído, contrário e perturbador da aprendizagem.

 

 

METODOLOGIA E PROJETO:

 

A meta é cadastrar os números de celulares dos responsáveis de cada aluno e agrupá-los conforme suas turmas correspondentes.

 

A escola, tendo o controle desses cadastros, enviará mensagens tipo SMS, informando sobre as próximas reuniões, semanas de avaliação, datas para entrega de boletins, datas de pagamento de mensalidade, calendário escolar, passeios, bem como quaisquer outras atividades extra e/ou curriculares.

 

Este projeto certamente facilitaria a mão-de-obra da instituição, além de ser um meio de comunicação mais rápido e eficaz do que os métodos formais, utilizados normalmente pelas instituições de ensino. Com sua implantação, os pais cadastrados estariam aptos a receber todo mês uma bateria de comunicados, os quais auxiliariam no acompanhamento da orientação educacional de seus filhos.

 

O sistema proposto de envio SMS para grupos já existe em algumas empresas. Operadoras como a TIM e a Amazônia Celular possuem pacotes promocionais variados que se encaixam de acordo com o perfil de cada empresa. Esses pacotes oferecem uma tarifação mais em conta (do que a de uma SMS comum, por exemplo) e ainda há a possibilidade de envio simultâneo para até 2.000 celulares cadastrados.

 

ESQUEMATIZAÇÃO:

 

 

 

PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO:

  • Ministrar aulas para professores;
  • Obter a adesão dos responsáveis através de reunião de pais específica para tratar do assunto;
  • Criar um estatuto interno nas entidades que regulem a utilização do celular na escola, sobretudo enquanto recurso didático;
  • Verificar o total de alunos de cada instituição de ensino;
  • E, contatar empresas telefônicas para o planejamento de um pacote específico, que atenda perfeitamente às necessidades e possibilidades da escola.

 

MOTIVADOR DO PROJETO: Exemplificação

 

Aprenda uma língua estrangeira com seu celular – noções básicas de comunicação para viagem / informações de viagem.

 

Os créditos educacionais para os participantes neste projeto somente serão garantidos mediante autorização expressa dos pais ou responsáveis e inscrição prévia.


CONCLUSÕES:

O celular, como qualquer outra tecnologia, deve ser usado como um aliado ao ensino e não como um usurpador da atenção.

É possível modificar o ensino para melhor. A tecnologia é uma facilitadora, uma ferramenta importante que deve ser explorada.

No caso específico do celular é duplamente facilitadora já que o celular é um meio de comunicação abundante e de fácil entendimento. Além de ser também popular, visto que, em agosto de 2007 (segundo a ANATEL) já havia no Brasil três celulares para cada grupo de cinco pessoas, e que o país já representava o quinto maior mercado consumidor de celulares do mundo.

 

É vital para o Educador e para a Educação como um todo que possamos dirigir o olhar para qualquer possível facilitador e promotor da veiculação de informação, que auxiliará a formação do Ensino. A tecnologia não foi criada para atrapalhar nem a vida do corpo docente, nem a do corpo discente, mas para ser uma ferramenta de apoio a ambos. Criar estratégias pedagógicas utilizando-se dos recursos tecnológicos hoje é a melhor alternativa para atingir resultados satisfatórios na Educação.

 

Conforme Charles Robert Darwin (Shrewsbury: , 12 de Fevereiro de 1809Downe, Kent, 19 de Abril de 1882), naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução

Ao longo da história da humanidade ( e dos animais também) aqueles que foram mais eficazes em aprender a colaborar e a improvisar foram os que prevaleceram.

 

 

Alunas: Helga Vargues e Juliana Rezende

Pesquisar no site