Instrumento Para Conscientizar

06/11/2008 13:29

O celular esta cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. Com o passar dos anos ele tornou-se um item indispensável, e cada vez mais usado pela população. Ele filma , fotografa, manda mensagem, acessa a internet e, também liga.

Apesar destas várias funções que o aparelho apresenta, ele não tem sido muito bem visto no ambiente escolar, pois, os alunos têm dado mais atenção ao aparelho do que as aulas.

A fim de tentar solucionar este problema, pensei em um projeto de utilização didática para o celular.

A proposta será a utilização do celular como um instrumento de conscientização, isto é, os alunos tirarão fotos ou farão vídeos do lugar onde moram e/ou estudam. Isto servirá para produzir questionamentos sobre seu ambiente (município, bairro, rua etc.), fazendo com que os alunos desenvolvam um olhar critico sobre a sua realidade. Assim, os alunos levarão as imagens capturadas para a sala de aula, e junto com os professores farão uma avaliação critica. Tentando com isso, buscarem soluções para os problemas detectados por eles. 

 

OBJETIVO ESPECIFICO 

  • Valorizar a auto-estima dos alunos.

 

  • Desenvolver a percepção visual, e a sensibilidade dos alunos com o uso da fotografia.

 

  • Desenvolver o senso crítico dos alunos com relação ao lugar onde moram e/ou estudam.

 
JUSTIFICATIVA 

Os alunos na maioria das vezes deixam passar despercebidos os problemas existentes à sua volta.

Este projeto tem como princípio ajudar alunos, juntamente com os educadores de todas as disciplinas, a desenvolverem suas percepções para a construção de um olhar crítico sobre suas comunidades, seu entorno. Assim, alertando seus pais, amigos e vizinhos dos problemas presentes na localidade, poderão desenvolver um trabalho comunitário na busca por melhorias sociais. 

 

 

Aluno: Fábio Fernandes de Oliveira 
 

Pesquisar no site