Paródias Musicais

13/11/2008 15:54

Diante da falta de disponibilidade de recursos tecnológicos nas escolas brasileiras, e da necessidade cada vez maior do uso desses recursos na educação moderna, este projeto tem por objetivo incentivar o uso da tecnologia do telefone celular como ferramenta didática no auxílio ao ensino. Sabemos que, hoje, mesmo nas comunidades mais carentes, não é difícil encontrarmos alunos que, através do celular têm ascesso à internet, MP3, rádio, gravador de voz e máquina fotográfica, entre outros recursos. O aproveitamento desses recursos tem muito à acrescentar na educação brasileira, hoje tão carente de tecnologia.

 

PÚBLICO-ALVO: Inicialmente, este projeto foi desenvolvido tendo como público-alvo os estudantes do último ano do Ensino Médio e/ou alunos de cursos pré-vestibulares. Este grupo de alunos foi escolhido devido ao grande número de matérias e fórmulas que precisam assimilar para os exames dos vestibulares. Porém, com as devidas modificações no seu método de aplicação e conteúdo, este projeto poderá ser utilizado como ferramenta didática para qualquer outro segmento da educação.

 

OBJETIVO: Disponibilizar para os alunos de determinado curso\escola, através do site da própria instituição de ensino, músicas em formato MP3, compostas a partir de paródias de músicas famosas, contendo em suas letras parte do conteúdo a ser assimilado durante o curso.

 

APRESENTAÇÃO: Cada vez mais comum em cursinhos pré-vestibulares, as paródias musicais ajudam a descontrair as aulas e fixar de maneira mais fácil e divertida o grande conteúdo passado nesses cursinhos. Defendida por muitos professores, as paródias não substituem as muitas horas de aulas e estudos, mas podem ser de grande ajuda para reforçar o conteúdo estudado. Matérias como Física, Química e Matemática, onde os alunos precisam decorar muitas fórmulas, podem ser mais facilmente assimiladas através de músicas populares.

O aluno ao “baixar” essas paródias no site da instituição de ensino, pode não só ouvi-las quantas vezes quiser, como também utilizá-las como toques em seus celulares. Esse contato permanente com as músicas facilita ainda mais o processo de aprendizado e memorização.

 

METODOLOGIA: Utilizando a música como recurso de memorização, o professor pode ser um grande colaborador para que o conteúdo visto em sala de aula seja memorizado com maior facilidade. Quando o aluno consegue fazer uma associação do que deve ser memorizado com algo já conhecido, a memorização se dá mais facilmente. Esse recurso de memorização, conhecido como MNEUMÔNICA, torna possível ao aluno relacionar o conteúdo das matérias a serem estudadas com aprendizados anteriores (o ritmo, a rima da música), fazendo com que a informação seja resgatada e relembrada, facilitando o processo de memorização. O uso do som como recurso de memorização permite ainda, que várias áreas do cérebro trabalhem simultaneamente, no resgate ainda mais rápido de informações, estimulando a memória.

Para o professor Paulo Vieira, do colégio MJD no Rio de Janeiro, as paródias podem ser uma ótima maneira de revisar o conteúdo passado, além de despertar e estimular o interesse do aluno pelas aulas. Depois de algum tempo sem estudar uma determinada matéria, pode-se lembrar dela em poucos segundos, bastando para isso, ouvir uma determinada música.

 

É claro que as versões musicais não fazem milagres. Se o aluno não souber o conteúdo da matéria vai somente se lembrar de algo que não saberá utilizar. Mas se utilizada como uma ferramenta para auxiliar o ensino, as músicas podem trazer ótimos resultados, além de dar uma folga dos livros e apostilas, tão utilizados pelos vestibulandos,e ajudar a relaxar e descontrair as aulas.

 

CONCLUSÃO: Alguns sites de instituições de ensino já disponibilizam algumas letras de paródias musicais.

 

Segue abaixo, uma lista dos sites pesquisados, onde é possível encontrar algumas paródia musicais:

 

https://www.monteirolobato.com.br

https://www.vestibular1.com.br/turbinando

https://www.nsrosario.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=46&Itemid=1

https://www.prof-flavia.com.br/

https://ixenem.blogspot.com/2007/04/msica-no-ensino-da-matemtica.html

https://br.answers.yahoo.com/question/?qid=20080827033915AA4zWTb

https://master.biomania.com.br/home/default.asp?pg=produtos&id=detalhes&cod=1

https://www.camarabrasileira.com/memorizacao1.htm

 

Aluna: Danyele Ferreira Lopes

Pesquisar no site

Paródias Musicais ( músicas)

23/11/2008 13:08

Músicas para vestibular

Músicas_Para_Vestibular_-_História_Geral_-_(09)_-_Música.mp3 (2 MB) Músicas_Para_Vestibular_-_História_Geral_-_(12)_-_Música.mp3 (3,8 MB)