Celular auxiliando no ensino do desenho geométrico

13/11/2008 16:52

O celular como ferramenta de auxílio na disciplina de Desenho Geométrico

 

Objetivo/Justificativa: O objetivo do projeto é ajudar os estudantes a assimilar o conteúdo prático da disciplina de Desenho Geométrico Básico, também podendo ser aplicado em outras disciplinas.

Valendo-se dos princípios de relembrar o básico do que é dado em sala de aula, além de transmitir o conteúdo de forma mais exemplificada e dinâmica(a comparar com os livros). Com especial importância para aqueles que tenham perdido aula.

Devido a significativa parcela dos estudantes ter um celular,estes também munidos de câmeras, sua utilização ganha primordial importância devido sua praticidade e rapidez,já que para a execução do projeto são necessárias fotos seqüenciadas.

 

Apresentação: O projeto será experimentado em turmas de 2° Grau assim como em turmas de faculdades em que são ministradas aulas na disciplina de Desenho técnico ou Desenho Geométrico Básico.

 

Metodologia: A execução do projeto consiste na apresentação de Slides, de texto e imagem, sendo esta última criadas com o uso exclusivo de fotos tiradas a partir do celular. Já o texto sugere-se que seja digitado, para o maior compreensão de todos.

Para o funcionamento em sala de aula, o projeto pode funcionar como um trabalho, feito em grupo, onde cada grupo desenvolve uma questão pré determinada. Ao final, compartilhando todos os trabalhos, seria criada uma biblioteca digital. Desta Forma, podemos numerar as fases deste projeto da seguinte forma:

 

1-Inicialmente, ao propor o projeto para a turma, o professor apresenta uma pequena apresentação de Slides,contendo um dos arcos arquitetônicos.Tal apresentação servirá como exemplo para os demais alunos. Assimilado o formato do projeto, o professor divide a turma em grupos de no máximo 5 alunos (dependendo do número de alunos na sala) e estipula a data de entrega do projeto.

 

2-Munido de seus materiais técnicos, bem como o conhecimento necessário para a confecção dos arcos, o aluno desenha em cada folha de papel, cada parte do arco a ser construído, assim como se faz uma animação, para que em cada folha tenha uma etapa de construção de arcos arquitetônicos.

 

3-Feito todos os desenhos necessários, inicia-se a capitação das imagens por meio de fotos.Esta etapa, assim como especificado inicialmente pelo professor, é feita a partir da utilização de celular com câmera, para dar agilidade maior a esse processo.

 

4-Captada todas as imagens necessárias, o aluno agora deve escrever a parte textual do projeto, onde ele deve desenvolver da maneira mais clara possível a descrição da forma pela qual ele construiu os desenhos representados nas fotos.

 

5-Terminadas as etapas anteriores, é hora de juntá-las e transformá-las em uma apresentação de slides. Nesta etapa, o aluno deve apresentar cada imagem coordenada com seu texto subseqüente. Assim, temos inicialmente, o texto descrevendo a construção do arco, e após este, a foto ilustrativa. Logo, podemos construir a apresentação de slides com a seguinte estrutura:

   

Capa/Abertura:nesta ao aluno o mostra com qual dos arcos arquitetônicos está trabalhando.

Índice:sumário geral das etapas de construção dos arcos.

Descrição:formulação descritiva da construção de cada arco.

Foto:Ilustração do processo mostrado no slide anterior.

 Desta forma, conclui-se que para este projeto será necessário os seguintes materiais:

1-Papel

2-Compasso

3-Régua

4-Par de esquadros

5-Celular com Câmera

5-Computador

6-CD virgem

Logo, no dia da apresentação, terminada a apresentação de cada grupo, é feito um arquivo digital com a apresentação de cada grupo, a fim de se tornar útil para pesquisas posteriores.

 

Alunos:   Fellipe de Albuquerque Rodrigues

               Cristiano Calafange

               David Nascimento Salles

Pesquisar no site