O Celular em Auxílio à Gramática de Línguas

23/11/2008 13:34

Justificativa: O celular tem sido alvo de inúmeras proibições e censuras em sala de aula. O desenvolvimento desse projeto, objetiva a inserção do mesmo no ambiente escolar auxiliando o indivíduo em sua aprendizagem de um modo mais cotidiano, natural e próximo de sua realidade.

 

Duração: O projeto tem duração de uma a duas semanas, podendo durar até um mês dependendo da quantidade de assuntos que o professor queira abrangir à atividade.

 

Objetivo geral: Este projeto visa a simplicidade de se trabalhar com o celular em salas de aula de colégios e cursos que ensinem gramática, tanto de nossa língua quanto de línguas estrangeiras.

 

Faixa etária:  Esta dinâmica é aplicável em crianças a partir do 5° ano do ensino fundamental.

 

Objetivos específicos: exploração de vários ramos da redação e da gramática, tais como: pontuação, capacidade de sintetização, nexo de frases tal como o que fazer para que elas ganhem sentido, semântica, sintaxe... Enfim, o tema abrangido na aula em questão.

  

Metodologia: A dinâmica consiste em após a apresentação da matéria dada pelo professor, o mesmo propor a divisão de grupos de cinco a sete alunos e um de cada grupo deverá  emprestar o celular para a dinâmica.   Após todos os celulares terem sido etiquetados e cada grupo numerado, o professor deve pedir para que cada grupo forme uma frase no celular, utilizando o recurso de mensagens, onde cada aluno escreve uma palavra afim de montar tal frase. Após o término da frase de cada grupo, o celular irá ser trocado com os demais grupos, até que o celular de numero um, retorne para o grupo um e assim sucessivamente.

   Quando isso acontecer, a professora recolherá todos os celulares e escreverá no quadro as frases formadas, pedindo para que os alunos copiem e as corrigirá junto com eles, explorando a pontuação ou a falta da mesma nas frases, se elas têm sentido, como ela poderia ser escrita com abreviações, entre muitos outros assuntos que podem ser analisados nas frases formadas.

    Daí inicia-se o processo de criação e exercitação da capacidade de redigir, onde cada grupo terá de fazer uma redação com o tema de sua frase, sendo esta uma atividade individual.

 

Estratégia: em uma conversa com os alunos, após a apresentação da matéria, levantar questões sobre a opinião deles sobre o uso do celular na sala de aula e se eles acham que daria certo, como seria etc. e depois propor esta atividade apresentada.

Recursos : A professora deve ter em mãos etiquetas para numerar os celulares e fichas de controle para cada grupo saber que celulares já foram passados e se eles tiveram todos em mãos . A ficha segue abaixo:

 


 

                                          Grupo:___________

 

Celulares

Sim

Não

       1

 

 

       2

 

 

       3

 

 

       4

 

 

       5

 

 

  

os alunos irão assinalar:

   -Sim: após o celular em questão tiver a atividade finalizada (frase completa e pronto para passar a outro grupo)

   -Não: caso a atividade tenha acabado e algum celular não tenha passado pelo grupo

 

 Avaliação:  Em uma turma de 35 alunos da antiga terceira série que foi trabalhado o projeto, a professora pediu com antecedência para que quem pudesse, levasse os celulares no dia. Apesar de levarem, a maioria dos alunos nunca usou o recurso de mensagens de celular, e quando a professora perguntou sobre o que eles achavam de estar integrando o objeto em alguma atividade dentro de sala, eles acharam que não daria certo, mas abriram possibilidades para a dinâmica. 7 alunos levaram celular. De 35 alunos, 17 nunca mandaram mensagem na vida.

    Foram formados 5 grupos de 4 alunos, 1 grupo de 3 alunos e 1 grupo de 5 alunos (essa divisão foi feita devido ao comportamento dos alunos e por serem uma turma difícil.)

    “Aquecimento”: devido a inexperiência dos alunos quanto a utilizar os recursos de texto do celular, a professora propôs que cada grupo escolhesse uma palavra e cada aluno escrevesse uma letra. Após isso foi dado início à atividade.

    Os problemas: 2 celulares descarregaram no meio do trabalho, 4 grupos não conseguiram completar a atividade, 3 completaram parcialmente. A tentativa durou 2 horas.

 

Obs.: Por ter sido uma turma de antiga terceira série, os alunos não tinham a maturidade necessária para que houvesse êxito na proposta, esta que teve de ser modificada para atender as necessidades da turma, mas que mesmo assim não conseguiu prender a atenção precisa para que tivesse um bom desenvolvimento.

 

Depoimento dos alunos: Os alunos expressaram suas opiniões (com pouca divergência) como pontos  positivos: onde gostaram mais no começo, onde todos trabalhavam juntos, o grupo estava colaborando e  alguns alunos aprenderam a usar melhor o recurso de mensagens.

E negativos: onde alegaram que a desconcentração, desorganização da turma quanto a apagar as mensagens sem querer, celulares que descarregaram no final e a própria bagunça gerada por alguns alunos afetou os interessados em finalizar a dinâmica.

 

   Em suma, gostaram e acharam interessante, porém não possuem a maturidade necessária para que fosse efetivo o uso do projeto.

 

Opinião do professor: A professora achou um projeto interessante, porém ao aplicá-lo em sua turma, notou um nível de complexidade acima de desafiador, tornando a atividade desgastante e como conseqüência perdendo a atenção dos alunos, apesar de ao decorrer, a mesma ter sido modificada para tentar atender ao desenvolvimento dos alunos.

 

Aluna: Raquel Donola

 

Pesquisar no site