O Jogo das Cores com o celular

18/12/2008 10:16

Este projeto apresenta um jogo diferenciado e divertido onde os alunos aprendem, divertem-se e são avaliados de forma lúdica e nem se dão conta. De modo diferenciado inserindo o celular como ferramenta didática, quebrando o tabu que existe com relação a essa tecnologia utilizada por todos, ensinando e aprendendo um pouco sobre Cores. A proposta é um jogo de perguntas e respostas, onde o veículo é o celular, as perguntas são enviadas por sms (mensagem de texto) e respondidas da mesma forma.

 

OBJETIVO: Temos como objetivo do projeto um reforço do conteúdo trabalhado pelo professor em sala de aula que pode servir também como avaliação. Assim como a consciência da utilização qualitativa do celular no ambiente escolar como instrumento de aprendizagem e destruir o rótulo de inimigo das aulas e dos professores.

 

 

METODOLOGIA: O projeto consiste num grande jogo onde a turma é dividida em equipes que se enfrentarão após trabalhar o conteúdo do jogo (é importante que o professor conheça a turma para fazer uma divisão “justa”, ou seja, alunos com nível de aprendizagem heterogêneo para que os alunos mais fortes auxiliem os mais fracos e assim todos aprendam) Com as equipes divididas, o professor vai apresentar as regras do jogo, é considerável a participação da turma da formulação das regras.

Ex. de regras: tempo para resposta, quantas perguntas serão feitas, pontuação empregada para cada pergunta, perguntas múltipla escolha ou não, etc.

 

Cada grupo trabalhará com 1 (um) aparelho celular e o professor que comandará o jogo também trabalhará com 1 (um) aparelho. O professor dirigirá as perguntas aos grupos por mensagem de texto e o grupo que retornar a mensagem de texto com a resposta correta ganha o ponto da questão. Também serão feitas perguntas que serão respondidas através de fotografias tiradas com o celular e também enviadas por mensagem.

 

Exemplos de questão:

 

1-     Quantas são as cores primárias?

2-     O que são cores primárias?

3-     Quando duas cores primárias se misturam surge uma cor ...?

4-     O que são cores secundárias?

5-     Ao misturar a cor amarela com a cor vermelha obtemos a cor ...?

6-     Capture uma imagem de um objeto que seja resultado da mistura da cor Azul com a cor Vermelha.

7-     Dê um exemplo de cor neutra.

8-     O que seria uma cor neutra?

9-     Capture uma imagem de um objeto de cor primária.

10- Qual a cor complementar a cor amarela?

 

Obs: podem ser feitas muitas outras perguntas, as perguntas podem ser formuladas com a participação das equipes o que torna o trabalho ainda mais interessante.

                    

A equipe que possuir maior pontuação é a vencedora do Jogo. Caso haja empate, as equipes formulam as perguntas a serem respondidas pelos adversários.

 

 

CONCLUSÃO:

Com o comprometimento de alunos e do professor o Jogo será bem sucedido, a participação de cada aluno, o desempenho e a vontade de trabalhar de todos fará o Jogo divertido e proveitoso. O jogo pode durar um dia ou mais, dependendo do interesse da turma, pode também ser feito com outros conteúdos como tema desde que o assunto seja trabalhado em sala de aula previamente. O Jogo pode ser feito para turmas de várias faixas etárias (recomendável a partir de 8 anos).

Ao avaliar a atividade o professor deve levar em conta o comprometimento e a participação individual, a capacidade de trabalhar em equipe e a pontuação obtida no Jogo.

 

Aluna:  Marcelle Rodrigues da Silva

 

 

Pesquisar no site