Os "ismos" da Arte e o celular

30/11/2008 21:09

 Os “ismos”

 

  • Impressionismo (séc.XIX)
  • Cubismo (1907-1914)
  • Pontilhismo (séc.XIX)
  • Pos impressionismo
  • Expressionismo (expressionismo abstrato)
  • Fauvismo (fovismo)
  • Minimalismo
  • Realismo
  • Romantismo
  • Simbolismo
  • Surrealismo
  • Divisionismo
  • Cloisionnismo
  • Sintetismo
  • Dadaísmo
  • Modernismo

 

 

Apresentação: Nosso público-alvo são alunos do ensino médio, ou seja entre 14 e 18 anos, que tenham aula de artes plásticas, obrigatória ou não, e estejam tendo aula sobre os movimentos artísticos que surgiram no final do século XIX e início do XX. Como: Impressionismo, Cubismo, Pontilhismo, Pós-impressionismo, Expressionismo (expressionismo abstrato), Fauvismo (fovismo), Minimalismo, Realismo, Romantismo, Simbolismo, Surrealismo, Divisionismo, Cloisionnismo, Sintetismo, Dadaísmo, Modernismo... Acreditamos que com a inserção do celular não só estaremos modernizando o ensino como também aumentaremos o rendimento destes alunos. Este projeto pode ser aplicado por qualquer professor de ensino médio e mudado de acordo com o tema da aula, o importante é criar uma discussão e guia-la para o pensamento critico sobre o uso do celular em sala e sobre a matéria que esta sendo dada.

 

Objetivo: Utilizar, no ensino de Artes Plásticas das escolas, o celular como ferramenta de trabalho. Ao incluir algo que é do dia-a-dia dos alunos e que eles consideram crucial para a vivencia na sociedade (o celular) esperamos despertar o real interesse dos estudantes pelo assunto e pela realização dos trabalhos propostos. Acreditamos que há um descaso muito grande em relação à matéria, tanto por ela não ser cobrada no vestibular como também por ser vista mais como uma terapia ocupacional do que uma aula que deve ser levada a serio. Gerando preconceito em professores de outras matérias e desinteresse de alunos.

 

 Metodologia: Iniciaremos a primeira aula tratando o Impressionismo e mais alguns estilos por ele desencadeados, como o Pontilhismo, o Pós-impressionismo e o Divisionismo. Tudo vai depender da dinâmica estabelecida pelos próprios alunos. Levaremos então o assunto para a influencia que estes exerceram e exercem não só no pensamento como na criação visual e estética. Por exemplo, o aparelho celular, ele pode ter influência destes estilos assim como outros objetos do nosso dia-a dia e nem percebemos. Novos movimentos culturais surgem a todo o momento a partir de discussões estabelecidas ou em resposta a movimentos anteriores, todos acabam se influenciando por algo que ocorreu ao longo da história.

Neste momento vamos propor aos alunos que saiam pelo espaço com um celular com câmera (este já terá sido solicitado na aula anterior) e em 10 minutos tirem uma foto tendo em mente o que acaba de ser discutido. Como haverá aviso prévio esperamos que a maioria traga um celular, mas este trabalho pode ser facilmente realizado em dupla ou grupo.

A partir da imagem eles deveram fazer uma colagem com papel colorido e cola (que deveram ser fornecidos pelo professor) e utilizando as próprias mãos para cortar os papeis, vamos pedir aos alunos que utilizem um ou mais estilos apresentados ou para fazer a colagem ou como inspiração para ela.

Sendo necessárias outras aulas para finalizar a parte teórica incluindo mais estilos artísticos pretendemos nos manter no sistema de aula. Começando com a parte teórica, indo para uma discussão sobre a inclusão do celular em sala de aula e finalizando com um trabalho que utilize o celular como ferramenta.

A proposta de irá variar no modo como o aparelho celular será utilizado para a inspiração do trabalho. Pode partir de um descanso de tela, um ícone de mensagem, qualquer tipo de imagem, até mesmo o ritmo de uma música, da sua letra ou de um toque de chamada. Sempre os utilizando como inspiração para criação partindo dos temas apresentados em sala.

Critério de Avaliação: Vamos avaliar se o aluno se manteve à proposta pedida, absorveu os temas falados e foi criativo na execução da tarefa. Nos manteremos abertos para discussões sobre a avaliação, desde que esta iniciativa parta do aluno, no caso de insatisfação quanto à mesma.

 

Conclusão: Pretendemos, com isto, inserir a proposta do uso do celular em sala de aula. Lembrando sempre aos alunos que ali o celular será uma ferramenta de trabalho e não um objeto de lazer, tudo tem o seu momento basta saber a hora. Assim, incluindo os alunos na discussão teremos uma resposta muito mais produtiva, afinal, está é de maior interesse deles. Estes devem fazer parte da escolha dos métodos de ensino.

 

 

 

Alunas: Luíza Sussekind e Gabriela Fernandes da Silva

Pesquisar no site