Novas Tecnologias e a Prática Pedagógica na Perspectiva Construtivista

29/10/2008 13:03

 
"A escola tem se mostrado resistente a mudanças, mesmo quando tenta incorporar meios inovadores. Em muitos casos, “a presença nas escolas de equipamentos de vídeo ou informática obedece mais ao interesse dos pais ou aos interesses comerciais de alguma empresa do que propriamente aos educacionais e didáticos” (Alonso, 1998). Em projetos de informática educativa, por exemplo, laboratórios de informática são instalados, mas o trabalho com os alunos é desenvolvido de forma desarticulada do projeto pedagógico da escola, sem o questionamento sobre sua contribuição de ordem pedagógica e sócio-cultural, o que acaba resultando no fracasso do projeto.

É importante que a escola perceba que o valor instrumental “não está nos próprios meios, mas na maneira como se integram na atividade didática, em como eles se inserem no desenvolvimento da ação” (Alonso, 1998). Assim, um projeto de inovação tecnológica na educação deve gerar propostas comprometidas com as finalidades educativas, assumindo como essencial o sentido transformador da prática pedagógica (Candau, 1991, Maggio 1997). ..."¨

Flavia Rezende Valle dos Santos
é professora do NUTES-UFRJ e vem pesquisando na área de Educação em ciências com foco na introdução das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na formação de professores.

Pesquisar no site