Bem-vindo ao nosso site

 

"Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação"

  Paulo Freire
 

O Celular Como Material Didático 

Diante da dificuldade dos professores brasileiros em aceitar o uso das novas tecnologias em seu dia-a-dia escolar (o que destoa da proximidade que os alunos têm destas novas ferramentas), tornou-se um desafio para os alunos de licenciatura da Escola de Belas Artes da UFRJ, criar propostas para a utilização do celular em sala de aula como material didático.

 

Vocês verão neste site, projetos de incentivo ao uso do celular de forma crítica e consciente, como recurso didático interdisciplinar. Ao invés de proibir, como faz a maioria das instituições de ensino hoje, os projetos visam também a estimular professores e alunos a ampliar, otimizar e facilitar o relacionamento entre a escola e os pais, implementando uma rede de comunicação entre todos os membros da comunidade escolar: alunos, pais, professores e coordenadores.

 

Nas últimas décadas do século XX, o modelo pedagógico tradicional começou a dar sinais claros de desgaste, visto que não atende mais às necessidades da sociedade pós-moderna. Valorizando-se agora, habilidades que dizem respeito a julgamento, interpretação e solução de problemas.

Em vez de memorização, o importante é saber encontrar a informação necessária para a construção do conhecimento (PASSARELLI, Brasilina. Interfaces Digitais na Educação, 2007, pag 41). Dentro deste pressuposto, as novas tecnologias ( internet, computadores, celulares...) facilitam a busca da informação e podem otimizar a construção do conhecimento. 

 

O mercado global progride atualmente a ritmo de mil usuários novos de celular por minuto. Uma em cada duas pessoas no mundo tem um telefone móvel. O Brasil, em maio de 2008, alcançou a marca de 130,5 milhões de linhas ativas, o que representa cerca de 65% da população brasileira. Segundo a Telebrasil, a rede de telefonia móvel chega a 3,1 mil municípios brasileiros. O restante será coberto até 2010, quando, segundo a UNESCO, 90% da população mundial terá acesso ao celular. Estes dados confirmam a realidade: o telefone celular é um dos dispositivos tecnológicos mais procurados em todo o mundo e tornou-se uma extensão da personalidade do usuário e é mais fácil de ser encontrado dentro de uma sala de aula, do que uma tv, um retroprojetor, um datashow (principalmente em escolas  públicas brasileiras).
 
Com um aparelho de celular, além de nos comunicarmos e de forma móvel, podemos:

 

Tirar fotos; gravar vídeos, fazer melodias; escutar músicas;

Gravar dados; escrever mensagens; jogar; comprar; vender; receber avisos do banco; pedir uma pizza; marcar um encontro;

Navegar pela internet;

Ler um livro;

Estudar...

 

Nossa proposta é olhar o celular como mais um material didático e não como o vilão que ajuda a criar conversas paralelas. Apesar de suas múltiplas funcionalidades, hoje, ainda não é visto como um auxiliar no processo da aprendizagem e seu uso em sala de aula é proibido e discriminado.


O processo de ensino-aprendizagem pode ser facilitado pelo uso das tecnologias. Portanto, o celular na perspectiva de ser  uma tecnologia educativa é mais um recurso para reinventar a didática, no sentido de superar o esquema obsoleto da aula tradicional. Assim, visto como uma ferramenta à disposição do educador e dos que aprendem, poderá otimizar o processo de aquisição de conhecimentos.

  

A nossa temática de pesquisa e experimentação é como o celular pode ser bem aproveitado em sala de aula.

Vejamos algumas propostas....... clicando no menu "Projetos", na barra superior do site.



 

 



 
 


 
 


 
 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

 

 

 

Pesquisar no site

Página inicial

29/10/2008 13:03

Novas Tecnologias e a Prática Pedagógica na Perspectiva Construtivista

  "A escola tem se mostrado resistente a mudanças, mesmo quando tenta incorporar meios inovadores. Em muitos casos, “a presença nas escolas de equipamentos de vídeo ou informática obedece mais ao interesse dos pais ou aos interesses comerciais de alguma empresa do que propriamente aos...

Página inicial

29/10/2008 13:15

sites de midia educação

  https://www.cambito.com.br/ https://qudrointerativo.webnode.com https://linkarte.blogspot.com https://www.planetapontocom.org.br/ https://www.multirio.rj.gov.br/ https://pedtec.blogspot.com/ https://www.professordofuturo.com.br/hargento/info.htm https://www.popmidia.com.br/ https://www.aurora.ufsc.br/

 

 

Novidades

30/11/2008 18:03

Quando toca o celular no meio da aula e escutamos aquele.... alô!!!!

Estamos vivenciando nos tempos atuais, através de um dos aparelhos que têm feito uma das pontes para a chamada inclusão digital - o celular, um dilema dentro das salas de aula: a proibição ou o seu uso consciente. É muito complicado para o professor, quando toca um celular no meio da aula e...
18/11/2008 15:58

Proibição de aparelhos celulares em salas de aula resolve o problema da falta de concentração das crianças?

Participe do debate no endereço abaixo:    https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070905024138AA17cAj  
28/10/2008 20:13

"Celulares serão encorajados apenas para ajudar nos deveres de casa, e seu uso não será permitido na escola."

Escola britânica quer e-books no lugar de livros A escola inglesa Hackney City Academy, que abrirá suas portas em Londres em setembro de 2009, planeja trocar parte dos velhos livros impressos por e-books em PDF. » E-books são estrelas da feira do livro de Frankfurt » Livro eletrônico ainda é...

Leis Federais, Estaduais e Municipais

18/11/2008 16:19

É Lei ou não é Lei?

09 de janeiro de 2008 Por Marcus Tavares A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro derrubou, por 28 votos, em sessão...

proibido proibir

05/12/2008 19:40

asas à imaginação